Ilha do Sal: Cai o pano sobre as Olimpíadas do Desporto Escolar 2024 com balanço positivo do ministro do Desporto



As Olimpíadas do Desporto Escolar 2024 que vinham decorrendo na ilha desde o dia 22 terminaram hoje, com um balanço positivo do ministro do Desporto.



As actividades da cerimónia de encerramento tiveram de ser suspensas, em respeito às duas vítimas mortais do acidente de viação, ocorrido hoje no Sal, mas as competições continuam, para que os atletas possam começar a regressar às suas ilhas a partir de sexta-feira.

Conforme o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, a boa avaliação inclui não apenas a competitividade e o fair play demonstrados durante os jogos, mas sobretudo uma oportunidade de conhecimento, intercâmbio e sã convivência dos alunos, muitos deles que viajaram pela primeira vez.

“A grande maioria dos alunos que participaram destas olimpíadas conheceram pela primeira vez um resort para perceberem o que é um grande investimento turístico de grande monte, importante para aquilo que é noção que vão tendo na economia do sector do turismo, o motor da economia cabo-verdiana”, notou.

“Entretanto, frisar que estas competições decorreram na normalidade, na maior normalidade, com muito fair play, muita competitividade, com um nível bom segundo os próprios técnicos, então é muito importante salientar que o balanço é extremamente positivo”, frisou Carlos Santos.

As Olimpíadas do desporto Escolar deste ano no Sal envolveram a deslocação de mais de 700 pessoas de outras ilhas, entre alunos atletas, professores, treinadores e equipa técnica, tornando-se num verdadeiro desafio, de logística, conforme descreve o ministro do Desporto.

“Desde as viagens de transportes marítimos passando pelas viagens por via aérea e ter toda a gente aqui alojada, muitas pessoas estiveram envolvidas, por isso devemos parabenizar toda equipa”, continuou.

Nas competições de basket 3x3 femininas, as meninas da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz do Sal conquistaram o primeiro lugar no pódio, no segundo lugar ficou a Escola Secundária José Augusto Pinto, de S. Vicente,  e em terceiro lugar, a Escola Secundária Cesaltina Ramos, da Praia.

Em basket masculinos 3x3, o primeiro classificado foi o Liceu Domingos Ramos, da Praia, o segundo lugar a Escola Salesiana, São Vicente,  e em terceiro a Escola Secundária da Boa Vista.

Na modalidade de andebol feminino, o Liceu Ludgero Lima de São Vicente venceu na final o Liceu Cónego Jacinto da Praia, por 16 -10.

Em andebol masculino, os rapazes de Santo Antão, Liceu João Varela venceram o Liceu Ludjero Lima por 17 a 9. Já em futsal, a Escola de Santa Cruz, Santiago Norte, venceu na final o liceu Pedro Corsino de Azevedo por 2 a 1.

Entretanto, outras atividades que estavam programadas para encerrar em grande as Olimpíadas do Desporto Escolar 2024 foram canceladas.

NA/JMV
Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.