Pesca: Cabo Verde vence campeonato mundial de pesca do ‘espadarte’ pela sétima vez



O arquipélago de Cabo Verde confirmou-se como um dos melhores destinos do mundo para a pesca do “espadarte” ao vencer, pela sétima vez, o campeonato mundial que reuniu 162 barcos em vários países.



Foi nas águas cabo-verdianas que na quinta-feira, 04, se conseguiu apanhar o maior espadarte (blue marlin, em inglês), de 850 libras (cerca de 385 quilogramas) pescado pela embarcação Dogs Bollocks e que tem como capitão Stuart Simpson, de nacionalidade sul-africana.

Um comandante, segundo o capitão residente em São Vicente Giorgio Assolari, “muito experiente” e que tem procurado o arquipélago para a pesca desportiva e “conhece muito bem” estas águas para conseguir tal intento.

Aliás, conforme o presidente do Sport Fishing Club do Mindelo, anfitrião da prova em Cabo Verde, Stuart é só mais um dos desportistas que procuram o País para a prática desta modalidade de pesca desportiva.

“Cabo Verde tem já um nome reconhecido internacionalmente, em função da sua zona económica exclusiva, que é considerada, portanto, uma das melhores zonas para a pesca do ‘blue marlin’”, asseverou Silvestre Évora, com realce, particularmente, para as ilhas de São Nicolau, São Vicente e Santo Antão, consideradas com “um triângulo extraordinário” para a pesca do blue marlin.

E o número de participantes tem aumentado e com amantes desta actividade a procurarem o destino com “muita frequência” a cada ano que vence o campeonato, tal como já aconteceu em 1998, 2006, 2010, depois por três anos consecutivos, em 2020, 2021 e 2022, e agora em 2024 pela sétima vez.

Uma vitória que, assinalou Silvestre Évora, poderia ter sido ainda mais expressiva se tivessem a sorte de classificar um outro peixe que foi pescado por uma embarcação do clube, com 1.037-1.038 libras (cerca de 450 quilogramas libras), mas que, infelizmente, foi apanhado meia hora antes de iniciar o campeonato e, portanto, não foi classificado.

O campeonato do mundo da pesca de ‘blue marlin’ acontece todos os anos a 04 de Julho, para assinalar o aniversário da independência dos Estados Unidos da América.

Nesta edição contou com a participação de 162 barcos em todo o mundo, sendo que destes 15 foram de Cabo Verde.

LN/HF

Inforpress


Print   Email

         

Mais de 10 anos com os desportistas cabo-verdianos

 

 

 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.
 

SUBSCREVER AS NOSSAS NEWSLETTERS

Ao subscrever, tomo conhecimento que as newsletter poderão conter publicidade.